quarta-feira, 20 de outubro de 2010

          A tarde resolvemos fazer um tour a pé para ver de perto e fotografar os belos prédios ,monumentos e fontes de Madrid.Caminhamos pelas Avenidas Castelhana,Independência e Alcalá onde se encontra a famosa Porta de Alcalá um dos símbolos de Madrid.



Porta de Alcalá


       Passamos na Praça de Cibeles- primeira praça do passeio do Prado- onde no centro se encontra a fonte ornamental de Cibeles ,a deusa grega da agricultura (mulher de Cronos e mãe de Zeus),datada de 1772.A imagem da deusa esculpida por Francisco Gutiérrez,está sentada em um carro puxado por Leões,obra de Roberto Michel.


  
Fonte de Cibelis vista por trás



      Na Praça de Cánovas que é a praça central do passeio do Prado se encontra uma bela fonte representando Netuno Deus mitológico do mar .Foi projetada por Ventura Rodriguez e esculpida em mármore por Pascual de Mena,em 1782.




         Passamos em frente ao Prédio da Biblioteca Nacional em estilo pseudo-clássico inaugurado em 1892.A fachada principal tem imponente escadaria e um conjunto de colunas coríntias arrematas por um frontão decorado com esculturas de Agustín Querol.è umas das melhores bibliotecas do mundo com quase dois milhões de volumes catalogados.




Imponente Prédio  da Biblioteca Nacional



      Enfim chegamos ao Famoso Museu do Prado,é o edifício mais belo do período neoclássico em Madrid.Foi construído em 1785 por Juan de Villanueva.Erguido em pedra de granito e tijolo é vizinho do Jardim Botânico.É uma das mais importantes pinacotecas do mundo.Após as 18 horas a entrada é franca.




Fachada do Museu do Prado



     Embora nessa época anoiteça tarde em Madrid após as 20 horas não foi possível visitar tudo que estava planejado queríamos muito passear no Parque do Retiro que por sinal ficava próximo ao nosso hotel mas já passava da oito horas da noite quando chegamos já estava começando a escurecer mas mesmo assim entramos , é o Parque mais belo de Madrid e está em pleno centro da cidade.Está totalmente cercado por grades de ferro.No centro há um lago artificial e junto a ele um  interessante monumento dedicado a Alfonso XII,do escultor Mariano Benlliure .Devido ao horário não visitamos todo o parque faltou visitar o Palácio de Cristal  .

Parque do Retiro ao anoitecer


    Madrid é muito arborizada ,organizada e limpa e o céu é  de um azul anil único  a sua luminosidade inspirou grandes pintores .    


Nenhum comentário:

Postar um comentário