domingo, 17 de outubro de 2010

   24/09/2010     PORTUGAL

 Pela manhã fizemos um tour pelo centro de Lisboa e depois fomos para o bairro de Belém- foi muito bom rever esse lugar em que já estive há muitos anos com meus pais que hoje já não vivem mais- verdadeiro sentimento de muita saudade!

Torre de Belém



     O Monastério dos Jerônimos .o Monumento aos descobridores ,a torre de Belém,os famosos pastéis de Belém (doce redondo  de massa folhada  recheado com um creme semelhante a um pudim).

      O Mosteiro dos Jerônimos combina elementos arquitetônicos dos períodos gótico e Renascentista.As obras começaram em 1501 e levou quase um século para ser concluído.Por ter sido construído em bancos de areia do Rio Tejo não sofreu muitos danos com o terremoto de 1755. A novidade nesse local tão encantador é um prédio de pedra onde funciona o museu naval,fica na frente do mosteiro fazendo um contraste arquitetônico muito grande.


Mosteiro de Jerônimos


      À tarde fizemos um tour por Cascais,Estoril e Sintra .Em cascais fizemos uma parada para o almoço e tivemos um tempo para apreciar a linda paisagem. Estoril passamos em frente ao famoso cassino.

    Em Sintra visitamos o Palácio Nacional conhecido como palácio da Vila sua construção iniciou-se no século XV.Apresenta características de arquitetura medieval,gótica,manuelina,renascentista e romântica.É dominado por duas grandes chaminés geminadas que coroam a cozinha.Possui o maior conjunto de azulejos mudejáres do país.Mantém parte de seu mobiliário original , móveis  muito ornados,camas de ébano com seus dosséis e quadros de nobres da época muito sóbrios todos vestidos de preto porque na época o preto era um tecido caro devido a dificuldade de se produzir essa cor.



Interior do Palácio de Sintra

Paredes de azulejos no interior do Palácio


   Do lado de fora  do Palácio arquitetura de influência moura de diferentes períodos da história portuguesa. Ruelas de pedras,restaurantes pequenos e simpáticos , lojinhas de lembrancinhas e numa dessa ruelas bem em frente ao Palácio Nacional de Sintra a  Piriquita  ,mais famosa pastelaria de Sintra  localizada na rua das padarias nr 1, antiga fábrica de queijadas de Constância Piriquita desde 1862 conhecida pelos travesseiros”, doces com formato de almofada com recheio bem doce e servidos quentes. Dizem que ir a Sintra e não provar os famosos travesseiros é pecado .



Entorno do Palácio de Sintra lá no alto se avista um castelo mouro

Castelo Mouro


Á tardinha no retorno a Lisboa seguimos pela Avenida da Liberdade e fomos dar na praça  D Pedro IV (nosso D Pedro I),mas mais conhecida pelo antigo nome de Rossio.
Os sóbrios edifícios “Pombalinos” hoje estão ocupados por lojas de recordações, joalherias e cafés. No norte da praça fica o teatro Nacional Dona Maria II,filha de D Pedro IV. No centro da praça ergue-se a estátua de D Pedro IV que foi o vigésimo oitavo rei de Portugal e primeiro imperador do Brasil.Há ainda nessa praça duas belas fontes gêmeas.



Praça do Rossio à noite


Chafariz na Praça do Rossio



Teatro Nacional D Maria II na prça do Rossio


  Um pouco mais adiante da praça se avista o elevador de Santa Justa que é uma obra de arte concebida por um aprendiz de Gustave Eiffel liga a Baixa ao Bairro Alto.Abriu em 1902 e funcionava a vapor,em 1907 começou a trabalhar a energia elétrica.Feito inteiramente de ferro fundido .No topo há um café com uma vista magnífica do centro de Lisboa e do Rio Tejo.
 

Ao fundo o Elevador de Santa Justa também conhecido como elevador do Carmo


 O Elevador de Santa Justa é um dos monumentos mais interessantes da Baixa, centro histórico de Lisboa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário