À tarde o roteiro seria Fátima porém não fomos porque já conhecemos e queríamos caminhar pelo centro de Lisboa,nos separamos do grupo e retornamos de ônibus
.
A Praça do Comércio em Lisboa é mais conhecida por Terreiro do Paço.Situada frente ao Rio Tejo,é uma das maiores praças da Europa com cerca de 36000 m² ( 180mx200m). Em 1511 o rei D. Manuel transferiu sua residência do castelo de São Jorge para este sítio junto ao rio.
Arco Triunfal da Rua Augusta |
No centro da praça encontra-se uma estátua eqüestre de D. José erigido em 1775 por Joaquim Machado de Castro principal escultor português no século XVIII.No lado norte da praça encontra-se o arco triunfal da Rua Augusta.
Estátua Equestre de D José e ao fundo o Arco Triunfal |
A Praça do comércio está localizada no bairro da Alfama que é um dos bairros mais típicos de Lisboa.Ruas estreitas e sinuosas resultado da cultura muçulmana,estas ruas são uma marca do Corão onde pouco valor é dado as fachadas em detrimento do interior das casas,que é muito mais valorizado.
Passando pelo Arco Triunfal caminhamos pela Rua Augusta, rua de comércio fechada ao trânsito.Nos dois extremos da Rua Augusta se encontra as duas magníficas praças: a do Comércio e a do Rossio.
Do outro lado a Praça do Comércio com a Estátua de D José |
Enquanto a Alfama era lugar de marinheiros e desafortunados o Chiado bairro vizinho é uma área de comércio nobre onde se encontram hotéis,livrarias,museus,restaurantes,lojas de designers portugueses famosos e o famoso refúgio favorito de personalidades como Fernando Pessoa e Eça de Queiroz,hoje eleito pelos alunos de artes,o Café “A Brasileira”.
Caminhamos pela Alfama seguindo o bondinho amarelo ,depois passeamos pelo bairro do Chiado a procura do Café onde tem uma estátua em tamanho natural de Fernando Pessoa.”Tudo vale a pena se a alma não é pequena.”
Na companhia do Grande Fernando Pessoa |
Não podia deixar Lisboa sem visitar o Oceanário que é o segundo maior do mundo,chegamos quase na hora de fechar por isso não pudemos ficar muito tempo mas valeu a pena.
Nenhum comentário:
Postar um comentário