domingo, 31 de outubro de 2010







Um dos meus desejos em Lisboa era visitar o Oceanário ,um dos maiores do mundo .Na entrada nos deparamos com essa Lontra muito "fofa" do video acima.




domingo, 24 de outubro de 2010

AU REVOIR PARIS



04/10/2010


              Último dia em Paris .Aproveitamos para visitar a Catedral de Notre Dame que é uma das mais antigas catedrais em estilo gótico da França.Sua construção iniciou no ano de 1163,é dedicada a Maria,mãe de Jesus Cristo (Notre Dame ou Nossa Senhora),situa-se na pequena ilha Île de La Cité ,rodeada pelas águas do Rio Sena.




Fachada da Catedral de Notre Dame






Detalhe da Fachada Frontal





       Victor Hugo escreveu em 1831  O Corcunda de Notre Dame ,situando os acontecimentos na catedral durante a Idade Média,a história trata de Quasimodo que se apaixona por uma cigana de nome Esmeralda. As famosas gárgulas do romance de Victor Hugo são pequenos pontos no alto da Catedral devido a sua grande altura.




Fachada lateral


Tem um conjunto de vitrais magníficos com destaque para as enormes rosáceas que se destacam nas fachadas.



Rosácea da fachada vista de dentro

Rosacea  vista do exterior
 











Belo conjunto de Vitrais da Catedral

PARIS TOUJOURS PARIS




03/10/2010


                   Dia dos passeios mais esperados  Palacio deVersailles,passeio de bateau pelo Rio Sena e enfim subir na Torre Eiffel. 

 O palácio de Versailles fica no subúrbio de Paris,Versailles tornou-se a casa da  nobreza francesa e a sede da corte Real o próprio Luís XIV viveu ali.



Fachada do Palácio




Detalhe da FAchada


O Palácio de Versailles é tão grandioso que não dá pra descrever em poucas palavras e nem tão pouco contar a sua história,mas infelizmente esse passeio não foi o esperado porque permitiram a entrada de uma multidão que o palácio não comportava,além dos turistas, havia no Palácio uma controversa exposição de um artista japonês Takashi Murakami- chamado Rei do Mangá - o que gerou muita polêmica entre os franceses .



                             La Galerie de glaces no interior do Palácio de Versailles

A arte do Japonês é muito contemporânea ,muito colorida ,parece mais uma exposição para crianças, um contraste enorme com a arquitetura e obras de arte do Palácio. Além dos inúmeros turistas havia uma legião de adolescentes querendo apreciar os tais Mangás o que causou um congestionamento de pessoas  de tal forma que não foi possível apreciar e nem mesmo fotografar a beleza, a grandiosidade e o luxo do Palácio.Foi frustrante.Não consegui  fotografar nem o quarto de Maria Antonieta e me recusei a fotografar as tais modernas obras de arte e espero não me arrepender porque parece que o Japonês é bem famoso

O que valeu foi a caminhada pelos imensos e belos jardins ao som de música clássica que nos remete ao passado e admirar o conjunto de estátuas e belas fontes.

        Vista da fachada posterior do  Palácio   onde se encontra um espelho d'agua com belas estátuas.           
Jardins do Palácio

          


        O passeio de bateau pelo Rio Sena é bem gostoso mas os barcos são mais baixos do que eu esperava porque há várias pontes e passamos por baixo de algumas sendo a mais ornada a Alexandre III,avistamos a Notre Dame ,o Museu do Louvre e claro a Torre Eiffel.







Detalhe da Ponte Aexandre III
  


                        Vista dos fundos da Notre Dame no passeio de bateau pelo Rio Sena














                                                                                         


          
            Fotos de Paris tiradas de cima da Torre Eiffel
                                    

                                                                                                                                                          














"Paris" cidade Luz, Romântica, Sofisticada, uma cidade para se flanar por suas belas ruas e avenidas ,sentar em seus belos cafés e apreciar a sua agitada vida.










                              Sous le ciel de Paris Marchent des amoureux


            A noite jantar de despedida em Montmartre, pitoresco bairro um pouco mais afastado da cidade,conhecido por suas ruas estreitas , pelos artistas que pintam retratos de turistas nas ruas e por sua agitada vida noturna.Modelos,bailarinas e pintores como Degas, Cézzane ,Monet,Van Gogh, Renoir e Toulouse-Lautrec freqüentavam o lugar.O bairro se situa no topo de uma colina e no ponto mais alto encontra-se a Basílica de Sacré Coeur.A Basílica tem o formato de cruz grega adornada por quatro cúpulas incluindo a cúpula central de 80 metros de altura.A arquitetura da basílica é inspirada na arquitetura romana e bizantina.A basílica está localizada no ponto mais alto da cidade ao qual sobe-se de funicular.O bairro de Montmartre é mencionado no clássico romance da literatura portuguesa “ A cidade e as Serras” de Eça de Queirós. 


Basilica de Sacré Coeur



SOUS LE CIEL DE PARIS

02/10/2010


      Pela manhã tour panorâmico passando pelo Arco do triunfo nos Champs Elysées,Praça da Concórdia,La Madeleine,Quartier Latin e principais pontos turísticos.Á tarde tinha a opção de Visita ao Louvre o qual dispensamos pois queríamos ir nas Galerias Lafayette.



Praça da Concórdia


Arco do Triunfo



Arc du triomphe du Carrossel




          O Palácio do Louvre é imenso,circunda uma enorme praça onde se ergue a polêmica pirâmide do Louvre em vidro de 1989 onde se situa a entrada para o museu.O arc Du triomphe Du carrousel,mais um arco triunfal de Napoleão construído a semelhança do Arco de Constantino em Roma,que é praticamente a porta de entrada dos bonitos jardins dês Tuileries.O Palácio do Louvre foi mandado construir no século XVI pelo Rei François I em estilo renascentista.A residência Real mudou-se para Versailles e o Louvre tornou-se uma galeria de arte e finalmente museu.


Polêmica Pirâmide de vidro no Louvre

 A Pirâmide do Louvre, construída em vidro e metal,rodeada por três pirâmides menores,no pátio principal( Cour Napoleaon ).


        A Grande pirâmide serve de entrada principal do Museu do Louvre.Construída em 1989 tornou-se um ponto de referência para a cidade de Paris.







    Seguimos pela Avenida L’Opera para irmos as Galerias ,nessa avenida se encontra o famoso Prédio da Opera ,Ópera Garnier ou Palais Garnier, o edifício é considerado uma das obras primas da arquitetura de seu tempo ,construído em estilo neobarroco,o projeto foi objeto de concuro público e venceu Charles Garnier na época um desconhecido e que viria a projetar também a Ópera de Monte Carlo,em Mônaco.




Opera Garnier famosa pelo Fantasma da Ópera



.Para sua construção foi feita uma “limpeza” de 12 000 m² .O majestoso edifício tem área de 11000 m²,um imenso palco que pode acomodar até 450 artistas.O prédio é ornado e ricamente decorado ,com frisos de mármore multicoloridos,colunas e muitas estátuas.O interior é muito rico com veludo,superfícies folhadas a ouro,querubins e ninfas.O candelabro central do salão principal pesa mais de seis toneladas,e uma segunda pintura do teto foi feita em 1964 por Marc Chagall.



Detalhe da fachada da Ópera




         A noite fomos no Famoso Moulin Rouge a entrada é cara são 135 Euros com direito a um champanha para cada duas pessoas mas o espetáculo compensa por sua grandiosidade ,figurinos,cenários e muitos artistas que preenchem o palco proporcionando um espetáculo visual fantástico.

VALE DO LOIRE - FRANÇA

01/10/2010


           O Vale do Loire é conhecido pela grande quantidade de castelos, lugar onde a realeza francesa gostava de passar a maior parte do seu tempo , construíram castelos luxuosos que lhes serviam de residência de verão.Hoje muitos são explorados para visitas turísticas atraindo centenas de milhares de visitantes a cada ano.

Chateau de Chenoceau
   

             Visitamos o Châteu de Chenonceau também conhecido como castelo das sete damas, sete mulheres de forte personalidade,sendo duas rainhas construíram esse castelo sobre as águas do Rio Cher.



        Belo castelo que ainda conserva intacto seu mobiliário ,uma coleção de obras de arte; nas paredes tapeçarias de Flandres do século XVI,arcas de estilo gótico e renascentista ,quadros de pintores famosos entre eles Tintoretto,Veronese,Van Dyck,camas de dossel,cadeirões forrados de cabedal de Córdoba,lareiras renascentistas e outros mobiliários da época. O início de sua construção data do século XIII.



Mobiliario da época em perfeito estado de conservação






















           Parada para almoço no famoso Château de Chambord ,é um dos mais conhecidos castelos do mundo devido a sua arquitetura em estilo renascentista francês que combina as formas medievais francesas tradicionais com as estruturas clássicas italianas.





 Famoso também por ter em seu interior uma escada em dupla hélice que acredita-se projetada por Leonardo da Vinci que é a peça central do palácio,as duas hélices ascendem aos três pisos sem nunca se encontrarem.O castelo é magnífico tem 128 metros de fachada e 800 colunas esculpidas.Devido ao pouco tempo disponível não visitamos o seu interior.


 
             SOUS LE CIEL DE PARIS

            Chegamos em Paris direto para o hotel Adágio City Tour Eiffel, após a janta um tour por Paris iluminada que ficou um pouco prejudicado porque chovia forte nessa hora. .





Passeio pelas ruas de Paris a noite


SOUS LE CIEL DE LA FRANCE


30/09/2010     FRANÇA


     Cruzamos a fronteira da Espanha e França rumo ao Vale do Loire, a paisagem muda a vegetação é mais exuberante, o solo mais fértil, muitas plantações,flores do campo coloridas,eucaliptos e árvores com as cores do outono canadense compõe uma bela paisagem.
           Parada para almoço em Bordeaux onde se encontra um magnífico chafariz chamado Girondins em homenagem aos girondinos,grupo de representantes da burguesia local que teve 22 integrantes executados em 1793,após a revolução Francesa.





centro de bordeaux e ao fundo o chafariz Girondins



Chafariz dos Girondins



















       Bordeaux se localiza no sul da França a 500 km de Paris ,é uma cidade portuária atravessada pelo rio Garonne agora é conhecida principalmente pelos seus vinhedos.É uma cidade plana  de prédios padronizados sem pintura na sua cor original e de mesmo estilo e altura ,por isso suas ruas são muito assemelhadas o que a torna uma cidade sóbria O charme são as ruas desencontradas como no período Medieval.           


O centro de Bordeaux se caracteriza por prédios de mesma altura e mesma cor


            Tem um importante centro comercial e muitas das griffes mais famosas .É Patrimônio da Humanidade.



Em Bordeaux os prédios se assemelham no estilo.cor e altura


                A tardinha chegada em Tours,cidadezinha simpática situada entre os rios Loire e Cher com 142.000 habitantes destaca-se o belo prédio da prefeitura .Pouco vimos da cidade chegamos quase noite e já estavam nos esperando para a janta no hotel.Ficamos no Hotel Turone.A noite seguimos por uma avenida onde se encontram restaurantes ao ar livre e chegamos no Hotel de ville ou a prefeitura onde se realizava um show de luzes na fachada desse belo prédio.


Show de luzes no belo prédio da Prefeitura de Tours
.

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Ultimo dia na Espanha

29/09/2010


          Deixamos Madrid bem cedo com medo de sermos impedidos de prosseguir devido a uma greve geral na Espanha. Em Burgos encontramos todo o comércio fechado e por isso ficamos pouco tempo porque não tinha onde almoçar .A parte histórica da cidade estava vazia o que nos deu uma impressão errada da cidade porque Burgos tem a sua importância,é um município da Espanha na província de Burgos,comunidade autônoma de Castela de Leão,fica há 244 km de Madrid.



Arco de Santa Maria


         Fundada como fortaleza em 884 .Burgos foi sede do governo de Franco durante a Guerra Civil Espanhola(1936-1939). O Arco de Santa Maria é um dos monumentos mais emblemáticos de Burgos.Trata-se de umas das antigas doze portas de acesso a cidade na Idade Média .Comunica a  ponte de Santa Maria sobre o Rio Arlanzón,com a praça de São Fernando,onde se ergue a  Catedral de Santa Maria  construída em 1221 e concluída em 1260 seguindo os padrões góticos franceses.Foi declarada em 1984 Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.


Catedral de Santa Maria em Burgos

      Chegamos em San Sebastian em castelhano ou Donostia em basco, é uma cidade localizada no País Basco Espanhol.Cidade com pouco mais de 180 mil habitantes,possui 3 pequenas mas belas praias.Playa de Ondarreta, Playa de La Concha e Playa de La Zurriola.



     San Sebastian permanece como um porto de mar e fortaleza de guerra até o século XIX.Sua formação remonta ao século XII.A cidade fica numa baía em forma de concha com um monte de cada lado o Monte Urgull e o Igueldo e no centro uma pequena ilha





.O Monte Igueldo tem 184 m de altura,tem atualmente um pequeno parque de diversões que foi inaugurado em 1912,com a abertura de um funicular e é aí em cima desse Monte que ficava o nosso Hotel Mercure Monte Igueldos, do qual tínhamos uma vista fantástica da baía.San Sebastian também se destaca pelos seus festivais de cinema (este ano Julia Roberts recebeu o prêmio Donostia pelo filme comer, rezar ,amar) e de jazz.


O Hotel Mercure Monte Igueldos é aquele prédio bem no alto do monte
        

      San Sebastian é uma cidade encantadora com praias,belas praças e jardins ,belos prédios e ainda o Rio Urumea  que se pode atravessar por 3 pontes sendo a mais bela a de Maria Cristina.




San Sebastian é uma cidade tranquila e muito simpática