domingo, 6 de outubro de 2013








LESTE EUROPEU



De volta ao blog para fazer o "meu" Diário de Bordo das férias de 2013.   Blog sem pretensões e amador apenas para recordação futura.

Este ano fomos para o Leste Europeu:Praga,Budapeste e Viena.

Chegamos em Frankfurt no dia 25 de agosto de 2013 ,aproveitamos um fim de tarde de chuva e a noite.Frankfurt é o maior centro financeiro da Europa Continental, é a quinta maior cidade da Alemanha.Em 1949 foi quase eleita capital da Alemanha

Frankfurt é moderna é dinâmica mas a foto é da Praça Römer no centro da cidade onde se encontra um conjunto de casas históricas preservadas.





Na manhã seguinte 26 de agosto partimos para Praga mas entes fizemos uma parada para almoço e city tour em Nuremberg,cidade Alemã situada ao norte do estado da Baviera.

A cidade é conhecida pelos inúmeros comícios do Partido Nazi ( as reuniões de Nuremberg), assim como pelos julgamentos de Nuremberg,após a Segunda Guerra Mundial,nos quais foram setenciados os criminosos de Guerra.






Predio onde eram realizadas as reuniões e posteriormente os julgamentos








Apesar da enorme destruição da cidade na Segunda Guerra mundial, a maioria das construções medievais foram reconstruídas a partir de planos originais existentes desde a Idade Média.






Praça central




Até hoje o centro histórico é rodeado pela antiga muralha com uma extensão de 4KM.











Em toda a cidade ainda vemos parte da grande muralha




Detalhe da muralha e torre de observação







Praga é a capital e maior cidade da Republica Checa.

Famosa pelo extenso patrimônio arquitetônico e rica vida cultural.O centro histórico é Patrimònio Mundial na Europa.



Praça da Cidade Velha com a Catedral Týn ao fundo


O centro histórico de Praga parece cenário de um filme medieval não fosse a grande movimentação e a imensa quantidade de turistas e teríamos a sensação de ter voltado no tempo.  



O centro histórico de Praga com seus belos prédios muito bem preservados



Praga é uma cidade cultural,muitos concertos, teatro de marionetes é bem tradicional e o famoso Black Light Theatre um espetáculo de luzes tendo como fundo uma cortina preta o que só torna visível o que tem luz aliado com dança ,acrobacias e mímica por isso pode-se assistir mesmo não conhecendo a língua local.


















Situada na Boêmia central, a cidade de Praga localiza-se sobre colinas,em ambas as margens do rio Vltava.







Cheia de belas e antigas pontes, na margem esquerda fica o grande Castelo de Praga.














A Ponte mais antiga de Praga é a Ponte Carlos,sua construção começou em 1357 e era a única forma de atravessar o Rio Moldava que unia a cidade velha ao Castelo de Praga




Arcos e estátuas da Ponte Carlos




A Ponte Carlos é uma das construções mais impressionantes da arquitetura Gótica no mundo.Decorada por 30 estátuas situadas em ambos os lados, a maioria de estilo barroco.




A partir de 1965 as estátuas foram substituídas por réplicas sendo que as originais se encontram no museu Nacional.






Detalhe de uma das torres da Ponte Carlos



Praga é uma cidade cheia de história mas resumindo os acontecimentos mais recentes para nos situarmos um pouco começamos quando  em 1848 se livrou da dominação Austríaca.Em 1918 tornou-se a capital da nova e independente República da Tchecoslováquia.  Os pactos de Munique,de 1938,cederam a cidade e o país à Alemanha Nazi até o final da Segunda Guerra Mundial,quando a Checoslováquia passou para a órbita da União Soviética.





Praça Venceslau que foi palco da Primavera de Praga e ao fundo o Museu Nacional




Em 1968 Praga foi palco de um movimento popular conhecido como "¨Primavera de Praga",que resultou na invasão das tropas do Pacto de Varsóvia.




 No centro histórico de Praga montado na parede sul da Prefeitura Municipal da cidade Velha encontra-se o Orloj,






A cada troca de hora uma multidão de turistas se forma em frente ao relógio para assistir o espetáculo


O Orloj é composto de três componentes principais: O mostrador astronômico,representando a posição do sol e da lua no céu;a "Caminhada dos apóstolos",um show mecânico representado a cada troca de hora;calendário com medalhões representando os meses ( ou zodíacos).




Do outro lado do Rio em cima de uma colina fica o Castelo de Praga.O Castelo de Praga é uma das construções mais importantes e imponentes da cidade,antigamente habitado pelo rei da  Boêmia,atualmente serve como residência Presidencial.





Entrada do Castelo onde fica a residência Presidencial



O Castelo de Praga não é como imaginamos aqueles dos contos de fadas, na verdade é mais um complexo que abriga vários prédios funcionando como um centro político onde viviam os nobres, religiosos e militares e uma cidade formava-se na base da colina.No sei interior encontra-se a Catedral de São Vito,Torre da pólvora,Palácio Real do Castelo de Praga,Torre Dalibor,convento de São Jorge,Palácio Lobkowicz e a Viela Dourada, ocupando uma área de 72,5 mil m² é considerado o maior castelo do mundo







Porta do Castelo para entrada do público



Pátio do Castelo







Catedral de São Vito no interior do Castelo





detalhe da fachada lateral da Catedral com as Gárgulas



Interior da Catedral de São Vito




Um dos belos vitrais da Catedral de São Vito



Interior da Catedral de São Vito


Como o Castelo de Praga fica em cima da colina caminhando por seus belos jardins se tem uma vista panorâmica da cidade e se percebe porque é a cidade das Cem Cúpulas.





Vista das cúpulas e as pontes ao fundo






Cupula na frente da Ponte São Carlos




Igreja de São Nicolau proximo ao Castelo




A casa dançante é um prédio de escritórios no centro de Praga ,foi construído no lugar de um prédio que havia sido destruído no bombardeio de Praga, em 1945.










A construção iniciou em 1994 e terminou em 1996.originalmente foi chamada de Fred e Ginger (Fred Aistaire e Ginger Rogers-a casa lembra vagamente um par de dançarinos.O estilo não convencional foi muito controverso na época.

Ficamos dois dias em Praga e acho que o ideal seriam pelo menos três dias ,próximo destino Budapeste mas no caminho uma parada para almoço em Bratislava.





 Bratislava é a capital e principal cidade da Eslováquia,situada a Sudoeste do país junto com a fronteira com a Aústria e, da fronteira com a Hungria.








Bratislava é cortada pelo rio Danúbio, tem pouco mais de 400 mil habitantes e é a maior do país.A música em Bratislava floresceu no seculo XVIII estreitamente  vinculada a vida musical vienense.Mozart visitou a cidade aos 6 anos.



Centro de Bratislava



Bratislava é a sede da Orquestra Filarmônica Eslovaca e também sede de vários festivais e eventos de música.

No centro histórico de Bratislava de repente numa esquina nos deparamos com um soldado de bronze com a cabeça para fora de uma tampa de esgoto observando tranquilamente os transeuntes.








Um prédio imponente em Bratislava é o teatro Nacional Eslovaco na praça Hviezdoslav.









BUDAPESTE é considerada uma das cidades mais belas da Europa e é a sexta mais visitada por turistas.A cidade é encantadora, cortada de norte a sul pelo Rio Danúbio,além de ser a capital da Hungria é também um dos centros culturais mais importantes do mundo .Os monumentos mais importantes da cidade se encontram nas margens do Rio,unidas por diversas pontes.





A Ponte das Correntes construída em 1849 foi a primeira ligação permanente entre Buda e Peste, é uma ponte pênsil com 375 metros de extensão que na época de sua construção foi considerada uma das maravilhas do mundo.






Um dos templos mais conhecidos da cidade, a Igreja Mathias construída no seculo 13, era a principal de Buda no período Medieval onde teve lugar a coroação do Imperador Austríaco Franz Josef e de sua esposa Elisabeth ( conhecida como Sissi cuja história ficou conhecida pela trilogia de filmes Sissi a Imperatriz com a atriz Romy Schneider).


Igreja Mathias

Em frente a Igreja Mathias fica o Bastião dos pescadores, um conjunto de sete torres de 1895,que homenageia as sete tribos que fundaram o país.





Do Bastião dos Pescadores tem-se uma vista Panorâmica da cidade e dos principais prédios como o imponente Parlamento Húngaro que fica do outro lado da cidade.






Um passeio interessante é conhecer o Mercado Central além do belo prédio concluído no ano de 1897 é o lugar ideal para comprar as tradicionais lembrancinhas,No térreo ficam as carnes,peixes verduras e frutas e no segundo piso muitas lojinhas de artesanato e lembrancinhas além de restaurantes e lancherias.



Fachada do Mercado central de Budapeste

Interior do Mercado central de Budapeste


A Praça dos Heróis é um dos principais pontos de encontro para protestos e manifestações, um monumento central e uma série de estátuas enfileiradas que celebram o milênio da formação do país.A Praça é cercada por dois grandes museus o Palácio das Artes e o Museu de Belas Artes.





Budapeste tem muitos prédios históricos, ricos em detalhes  e na sua maioria muito bem preservados.







Dividida pelo Rio Danúbio Budapeste é uma cidade que encanta e que proporciona belos passeios, ou de barco apreciando suas belas pontes e prédios históricos, ou mesmo a pé pela margem do Rio a vista é linda.








Um passeio de barco a noite pelo Rio Danúbio é algo inesquecível.É um daqueles momentos que não se quer que termine.





Fizemos o passeio de barco depois de sairmos de um jantar em um restaurante típico regado a vinho e muita comida típica inclusive o goulah prato típico Húngaro e apresentação de dança folclórica.





Os prédios e pontes ficam lindamente iluminados a noite


O Parlamento Húngaro é impressionante e imponente e se destaca a noite por seu tamanho e iluminação



Budapeste realmente nos encantou e ficou um gostinho de quero mais porque o tempo que ficamos não foi suficiente.
Tem lugares que conhecemos e gostamos mas que não sentimos a necessidade de voltar e outros que queremos muito voltar e Budapeste é um desses lugares.






VIENA é a capital da Aústria e foi eleita nos anos de 2007, 2010 e 2011 em termos de qualidade de vida a melhor cidade do ¨mundo" para se viver.


Viena é conhecida como a cidade dos músicos.Cidade natal de Schubert ,Strauss e Mozart.Em Viena viveu o famoso psicanalista Sigmund Freud até 1938 quando devido a sua etnia judaica refugia-se na Inglaterra.

  
Começamos o passeio em Viena pela Stephansplatz nessa praça que na verdade é um " largo " onde se encontra a Stephansdom ( Catedral de Santo Estevão),uma das maiores Catedrais Góticas Medievais da Aústria.É o ponto mais alto da cidade e é famosa por seu telhado colorido formado por 250 mil azulejos vitrificados.





A Rua mais elegante de Viena é a Grabenstrasse com suas lojas de grife,restaurantes,bares e cafés com mesas nas calçadas,local ideal para experimentar o famoso café vienense acompanhado pelo  tradicional doce vienense o apfelstrudel (massa folhada recheada com maçã em pequenos quadrados,canela ,passas e nozes ou amêndoas)



A peste negra ou peste bubônica foi uma epidemia que devastou a Europa no século XIV calcula-se que um terço da população sucumbiu ao terror da peste .





Memorial da Peste Negra


Hofburg foi o palácio Imperial dos habsburgos, onde viveu Sissi e o Imperador Francisco José,era a residência de inverno enquanto que o Palácio de Schönbrunn era o seu palácio preferido para o verão.

















Atualmente o vasto complexo abriga a Biblioteca Nacional, a famosa Escola Espanhola de Equitação, os gabinetes do Presidente da Aústria e museus dentre os quais o Museu da Sissi  (no andar térreo está exposto toda a louça e pratarias utilizadas nas festas e recepções e no andar superior os aposentos imperiais, roupas da época e mobiliário).











         Louças utilizadas no período da Imperatriz Sissi




A ópera de Viena foi inaugurada em 1869 feita em estilo neo-renascentista foi a primeira construção com finalidade operística em Viena.




Fachada do Prédio da Ópera de Viena






Interior da ópera






Viena possui inúmeros museus.Na praça Maria Tereza encontramos très construções imponentes: no fundo o Museumsquartier (Museu de arte Moderna),em cada lado da praça dois prédios iguais ou gêmeos um de frente para o outro:Museu de História Natural e Museu de História da Arte.




Um dos museus Gêmeos







Um museu de cada lado e ao centro uma enorme estátua



Próximo a praça Maria Tereza se encontra o Parlamento .Em estilo neoclássico a entrada lembra um templo grego com suas oito colunas.Construído entre 1874 e 1883.Nesse prédio reunia-se o conselho do Império da monarquia Austro-Húngara.






Detalhe da fachada do Parlamento Vienense com suas colunas gregas






           
          A fachada do parlamento Vienense é grandiosa somente uma panorâmica para mostrar toda a sua magnitude



Ao meio dia uma pequena multidão se aglomera no largo Hoher Markt para ver o Anker -famoso relógio de Viena que para cada hora exibe uma figura de um nobre ou religioso da história do país e as 12 horas exibe uma procissão com as 12 figuras .







A Rathaus ( Câmara Municipal de Viena ) foi construída em 1872 em estilo neogótico ,possui uma torre central com mais de 100 m de altura.Na usa frente fica a Rathausplatz que no verão em frente a fachada iluminada da Câmara é posicionada uma tela gigantes para projeção gratuita de filmes .



As torres da Rathaus



 Na praça Karlplatz se encontra a Igreja Karlskirche com duas colunas inspiradas no monumento de Trajano em Roma.






Nessa mesma praça a Karlplatz se encontra a estação de metrô projetada por Otto Wagner em estilo Art Noveau representativa do movimento denominado" Secessão Vienense."







O schönbrunn residência de verão da família imperial ,nesse palácio também viveram Sissi e Francisco José e foi cenário do filme Sissi a Imperatriz.




 Detalhe da Fachada Principal do monumental Palácio de Schönbrunn reidência de verão da família Imperial



O Palácio de Schönbrunn possui 1441 Cômodos sendo que apenas uma parte é aberta a visitação onde se pode ver todo o esplendor da época através de seus quadros,mobiliário e interior em estilo rococó muito bem preservado.Nesse palácio viveu até a data de seu casamento com o Imperador brasileiro Pedro I,a arquiduqyesa D. Leopoldina de Habsburgo,que teve grande papel na Independência do Brasil.


 Fachada dos fundos do Palácio Schönbrunn e seus belos jardins



O Palácio de Schönbrunn é conhecido como o Palácio de Versalhes de Viena .Possui belos jardins de estilo Francês , várias e belas estátuas, uma imensa fonte e bem ao fundo o Gloriette.

jardins,fonte e o Gloriette do Palácio de Schönbrunn




Jardins do Palácio de Schönbrunn cercado por belas estátuas e ao fundo uma fonte e o Gloriette




O Palácio do Belvedere é considerado o mais clássico e fino conjunto arquitetônico barroco do mundo.Além da bela decoração interna abriga exposições variadas dentre elas o maior acervo do artista Gustav Kiimt.



O prédio do Belvedere é magnífico e o seu entorno com seus belos jardins e fontes o tornam um lugar dos mais agradáveis para se passar uma tarde.












Gustav Klimt foi um grande pintor austríaco do seculo XIX ,um dos mais proeminentes da " Secessão de Viena".Seu quadro mais conhecido é "O Beijo" e se encontra no museu do Belvedere.Sua obra se encontra estampada em praticamente todos os tipos de souvenires de Viena.Sua obra se caracteriza pela cor dourada e representação de figuras femininas.



Famoso quadro de Gustav Klimt O Beijo



O parque Prater é um enorme parque de diversões nas margens do Rio Danúbio onde fica a enorme Roda Gigante Wiener Riesenrad, construída para uma feira mundial em 1897. As cabines são em forma de vagões .Podemos vê-la no filme Antes do Amanhecer com o ator Etahn Hawke.














Dentre as diversas atrações do parque encontramos o famoso Museu de Cera de Madame Tussauds .Entramos mais para passar o tempo que nos restava até a hora da viagem de volta mas valeu a pena.Os personagens de cera são muito bem feitos e são oferecidos objetos para fotos com os mesmos como sombrinha,peruca,chapéu,espada etc.Muito Divertido.






 


 





O clima de Viena no outono é como aqui no sul , faz mais de uma estação no mesmo dia,vem o sol e aquece, de repente nubla e esfria. A moeda da Aústria é o euro, diferente de seus vizinhos Hungria e Republica Tcheca , que fazem parte da União Européia mas ainda não adotaram a moeda ( na Hungria a moeda é o florim e na Republica Tcheca  a coroa tcheca ). A previsão é que esses países vão adotar o Euro como moeda em 2014.
  Em Viena ficamos 5 dias e foi suficiente para vermos praticamente todas as atrações turísticas. Em Praga e Budapeste ficamos menos dias e essas cidades com certeza mereciam mais tempo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário