sábado, 15 de novembro de 2014

RETORNO A BELA ITÁLIA






  Dizem que se jogarmos três moedas na Fontana di Trevi retornaremos a Roma.Pode até ser verdade basta querer porque retornar a Roma é sempre encantador.

    Este ano para uma das minhas companheiras de viagem foi a primeira vez na Europa e infelizmente nos deparamos com a Fontana di Trevi em reformas,bem como o Coliseu e a bela praça de Espanha com a tradicional fonte fechada por tapumes o que tirou muito do charme da cidade.

O diferencial nesta visita foi que na viagem anterior não entramos na Basilica de São Pedro e desta vez apreciamos o seu belo interior.




Basílica de São pedro











Interior da Basilica de São Pedro









uniforme da guarda do Vaticano


Revisitamos todos os lugares considerados imperdíveis e acrescentamos alguns que não tivemos tempo de conhecer.



Rio tibre que passa na frente do Castelo Santo Angelo ao fundo vê-se a magnífica cúpula da Basilica de São Pedro no Vaticano




Castelo de Santo Ângelo (em italianoCastel Sant' Angelo), também conhecido como Mausoléu de Adriano, localiza-se na margem direita do rio Tibre, diante da ponte Sant'Angelo, próximo do Vaticano, em RomaItália. O castelo é atualmente um museu.



Vista do Castelo de Santo Angelo com as belas estátuas de Bernini

Vsta do Castelo de Santo Angelo a paritr da ponte ornada com replicas das estátuas de Bernnii as origiinais se encontram em museus para evitar o desgaste natural





Do alto das escadarias da Praça de Espanha se tem uma bela vista inclusive da fonte Barcaccia que desta vez estava fechada por tapumes . Essa fonte foi construída no século XVII e representa um barco a naufragar.







As escadarias da Praça de Espanha estão sempre repletas de turistas e foi o locla escolhido pelos noivos para fotografias.Essa praça me fez lembrar um seriado que passou no GNT de uma história verídica de três irmãs que revolucionaram a alta costura nos anos 40 e montaram um ateliê nessa praça o título da série é Ateliê Fontana.(Zoe, Giovanna e Micol exportaram a moda italiana para o mundo armadas apenas com talento e coragem. Elas vão de exploradas costureiras para ícones da alta costura que conquistaram as estrelas de Hollywood, como Audrey Hepburn, Jacqueline Kennedy e Grace Kelly.)



Praça de Espanha com a igreja em reforma no alto e sem a fonte na parte de baixo da escadaria porque se encontrava fechada por tapumes em reforma.


Na foto abaixo vemos um pedinte com seus dois cachorros .Diferente de nossos mendigos sujos e mal trapilhos,não fosse a latinha para arrecadação nem perceberíamos.




Em Roma vê-se muitas motos o que se justifica pela sua característica de cidade antiga com ruas estreitas e prédios do tempo que não havia carros portanto sem garagens.Há falta de espaço para estacionamento e há carros dos mais variados modelos e tamanhos principalmente os minis.






A vespa é um símbolo de Roma eternizado pelo filme Férias em Roma com Audrey Hepburn (no hall de nosso hotel e de outros no centro de Roma há cartazes do filme e uma vespa de decoração.Nos hospedamos no La Griffe Roma M Gallery na Via Nazionale nr 13.



Hall do nosso Hotel




O Pantheon de Roma é visita obrigatória pela sua antiguidade e conservação além de ser uma das poucas senão a única atração que não precisa pagar para ver.






O Monumento a Vitor Emanuel II se localiza entre a Piazza Venezia e o Monte Capitolino considerado o mais extravagante monumento de Roma e a sua construção resultou na destruição de uma grande área do Monte capitolino que guardava vestígios medievais,








Muito próximo ao Vítor Emanuel subindo uma escadaria encontramos o Campidoglio ou Capitólio em português que é uma das sete colinas de Roma.





Vista do Campidoglio na parte de baixo da escadaria










Vista do alto do campidoglio uma das sete colinas de Roma





Felizmente a Piazza Navona não se encontrava em reforma e pudemos apreciar suas belas fontes.


















Para sentir Roma caminhe por suas ruas estreitas e desencontradas e observe cada detalhe


























A frustração ficou por conta da reforma da Fontana di Trevi que da outra vez não pude apreciar a noite e pensava tirar belas fotos desta vez.Mesmo sem a fonte jogamos as moedas só que de Reais. Será que voltaremos?



 Arrivederci Roma, good bye et au revoir






Deixamos Roma em direção a Toscana .Visitamos uma cidadezinha medieval  amuralhada conhecida como a cidade das torres San Gimignano.








Do alto de suas torres ,símbolo de poder e riqueza na época, se tem uma bela vista da pequena comuna italiana.









A cidade parece cenário de filme e foi muito gostoso fugir do excesso de turistas e atropelos da cidade grande .













Muito gostoso caminhar por suas ruas tranquilas e estreitas.
















Nos hospedamos em Livorno uma cidadezinha portuária num belo Hotel-NH Grand Hotel Palazzo na Viale Italia,195- com vista para o mar e a partir de Livorno visitamos Pizza,Lucca e Florença.




Fachada do nosso Hotel em Livorno





Próxima cidade planejada para visitamos Lucca mas na última hora resolvemos dar uma passada rápida por Pisa,









A torre fica juntos com outros belos prédios na Piazza dei Miracoli










Detalhe da Torre de Pisa







Lucca é uma cidade pequena  de ruas medievais cinco quilômetros de muros de pedra foram construídos no século XVI para proteger a cidade que felizmente não se envolveu em nenhuma batalha. E, por isso, mantém intacto o traçado da antiga colônia romana fundada em 180 a.C.













O meio de transporte mais utilizado em Lucca é a bicicleta,mas caminhar por sua ruelas sem pressa tem o seu encanto.




Em Lucca nasceu o grande compositor Giacomo Puccini e algumas das óperas mais populares do mundo, entre elas La Boheme e Turandot. 








Onde outrora foi um anfiteatro Romano hoje é um centro comercial  de formato elíptico com várias lojinhas, cafés e restaurantes. O acesso se dá por portões baixos com arcos que era por onde entravam os gladiadores e as feras.















Retornando a Florença desta vez começamos pela Piazzale Michelangelo de onde se tem uma vista deslumbrante do Domo de Florença que se destaca como o ponto mais alto da cidade e...









                                         uma bela vista do Rio Arno e da Ponte Vechio






Florença é um museu a céu aberto e vê-se réplicas da obras de arte por toda parte



















As ruelas de Florença são repletas de cores e sabores













                                                 Vitrines de dar água na boca











Para conhecermos Cinque terre optamos por nos hospedar em La spezia uma cidade de porte médio .portuária e com um centro comercial bem simpático na refião da Ligúria.






Em La Spezia nos hospedamos no CDH My one Hotel La Spezia indicado por Ricardo Freire no seu blog Viaje na Viagem.

De La spezia pegamos o trem para conhecermos as cinque terre mas o tempo não estava muito bom com vento e chuva.Resolvemos desce na ultima das terres e voltar por cada uma das outras.Começamos por Monterosso.








A paisagem é bonita mas o lugar é bem pequeno ,almoçamos e pegamos um barco para Vernazza mas o tempo não estava nada favorável para a navegação.









Vernazza é bem bonitinha mas o tempo piorou caminhamos um pouco e resolvemos pegar o trem novamente para a outra das terres mas mudamos de idéia porque a infraestrutura não acompanhou o boom turístico da região ,a estação é muito pequena e nos esprememos entre a multidão .







Pegamos um trem lotado e desistimos das outras terres retornando pra La Spezia ,Decisão acertada porque pegamos uma tarde de muita chuva.







Na manhã seguinte o tempo abriu e optamos por visitar Porto Fino que não estava no nosso roteiro e foi uma grata surpresa.







Porto Fino é a Riviera Italiana frequentada por estrelas de cinema e refúgio dos milionários.







É um lugar encantador e sem a muvuca das cinque terre .





 Resolvemos terminar o dia em Porto Venere que alguns chamam de sexta terre .Lugar bonito e agradável sem a multidão das Cinque Terres.








Porto Venere é um balneário charmoso com prédios coloridos que nos proporciona lazer e tranquilidade.
















Nossa última cidade na Itália foi Veneza na região do Vêneto.



Praça de São Marcos











Ponte do Rialto


              Todo o transporte é feito por barco ou Gondolas que encantam os turistas.










Todos os serviços são aquáticos :Polícia, táxi e até barco funerário.










Em Veneza passeando pelos seus canais e ruelas vê-se paisagens que parecem pinturas o que me rendeu a minha mais bela foto.











Ficamos no Hotel Al Ponte del Sospiri e essa era a nossa vista pegamos o taxi para o aeroporto na porta nesse canal congestionado de gondolas.


Bem ao fundo se visualiza a famosa ponte dos suspiros




Veneza é única ,romântica e linda por isso já foi cenário de vários filmes e também do casamento de George Clooney poucos dias depois que partimos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário