domingo, 13 de março de 2011

TROCANDO O CARNAVAL PELO TANGO

   Neste feriadão optamos eu e minha irmã por deixarmos o país do Carnaval e irmos para o país do Tango.
      Na chegada a Capital Portenha nos deparamos com um enorme congestionamento de veículos no sentido contrário,ou seja, saindo da cidade.
      Os Argentinos não tinham este feriado que foi decretado este ano pela Presidente Cristina Kirchner.

Nos hospedamos no Hotel República localizado na Avenida 9 de Julho próximo a Avenida Corrientes,conhecida por seus tetros e cafés tradicionais e em frente ao Obelisco.




O Obelisco é um dos cartões postais de Buenos Aires, inaugurado em 1936 é o ponto de reuniões de manifestações políticas e comemorações desportivas.

  
A Avenida 9 de Julho segundo os Argentinos é a mais larga do mundo



Pela terceira vez na Capital Portenha ainda não tínhamos visitado a livraria El Ateneu.
Seguimos pela Avenida 9 de Julho até a Avenida Santa Fé . É uma avenida bem movimentada e com bastante comércio.No caminho encontramos uma bela igreja  a Sancte Nicolae.








Algumas quadras adiante chegamos a famosa livraria.Localizada onde antigamente foi o famoso "Teatro Grand Splendid" . Ocupa uma área de 2000 m² . Conserva o seu esplendor original com seu teto pintado,varandas originais e ornamentos intactos.




Foi distinguida como a segunda livraria mais bonita do mundo pelo jornal Britânico The Guardian. No palco funciona um charmoso café e os balcões servem como salões de leitura.



O palco com sua cortina de veludo é utilizado como café

A adaptação do espaço se manteve fiel à estrutura do Teatro.Só que fileiras de estantes substituem as de poltronas.No Sub solo,há seçáo de literatura infantil e,nos pisos superiores,uma galeria de arte e uma seção de música clássica.


Um teatro que virou cinema,um cinema que virou umas das dez livrarias mais bonitas do mundo



   Próximo destino Manzana de Las Luces.Pegamos um táxi e tivemos que descer na Plaza de Mayo porque estavam armando um palco para shows e fecharam a rua.Pela primeira vez encontramos a praça tranquila sem as filas de onibus de turistas que atrapalham as fotos


Casa Rosada na Plaza de Mayo


A Catedral de Buenos Aires se assemelha mais a um templo grego clássico pois não possui torres .Tem 12 colunas na fachada que representam os apóstolos de Jesus.



Fachada da Catedral.Doze colunas representam os doze apóstolos.



Cabildo na Plaza de Mayo


Seguimos procurando pela Manzana de Las luces mas nos frustramos porque so podia entrar grupos com visitas programadas.Na rua Peru com Avenida Independência nos deparamos com um prédio estranho com gárgulas na parte superior e embaixo colunas humanas sustentando o peso nos seus ombros.



   Voltamos a pé para o Hotel seguindo pela Calle Florida.Buenos Aires foi invadida pelos brasileiros neste feriado de Carnaval.O que mais se ouvia na Calle Florida era o português dava ate para esquecer que estavamos em outro paìs.


Galerias Pacífico na Rua Florida


     A Noite visitamos um cassino flutuante em Puerto Madero.Uma embarcação com vários andares e um grande número de máquinas de jogos e jogos de mesa al´pem de bares e restaurantes.





Jantamos num lugarzinho típico e aconchegante na Recoleta. Um sovete de sobremesa na sorveteria Freddo e retorno para o hotel.

Na manhã de Domingo resolvemos aproveitar a beleza e tranquilidade do Puerto Madero a pé.



Navio Museu- Fragata Sarmiento

     No Porto Madero se encontra a Fonte das Nereidas. Declarada Monumento Historico Nacional. Esculpida em mármore ,representa o nascimento de Vênus.Criação da escultora Lola Mora,concebida enquanto a escultora morava em Roma.Inaugurada em 1903.




Fonte das Nereidas




Muitos acham que Porto Madero só vale a pena a noite mas para quem gosta de aproveitar o dia é um lugar perfeito para uma boa caminhada e parada obrigatória para um cafezinho apreciando a paisagem e usufruindo da tranquilidade do lugar,


Depois fomos para o bairro de San Telmo a procura da menina mais famosa da Argentina.Como era Domingo estava de realizando a famosa Feira de San Telmo .Encontramos ela sentadinha em um banco nas esquinas da Rua Defensa e Chile.Nessa esquina vivia Quino o criador da Mafalda.



Mafalda protagonista da tirinha mais popular da Argentina

Criação do cartunista Joaquín Salvador Lavado ,o Quino,Mafalda não é somente um personagem de quadrinhos talvez seja o personagem dos anos setenta na Sociedade Argentina.

Nossos planos para aproveitar a tarde de domingo era visitar o Zoológico mas desistimos porque a fila para entrar era imensa então aproveitamos para conhecer o Jardim Botânico que fica bem próximo .


Jardim Botânico

Almoçamos no shopping Abasto ,pegamos o metrô na Avenida 9 de Julho próximo ao obelisco e descemos na estação Carlos Gardel.

Segunda-feira nosso último dia na bela Capital Portenha conseguimos agendar uma visita ao Teatro Cólon para o inicio da tarde.Depois de um longo período de restauração desta vez se encontrava pronto e aberto ao público.



Desde 2006 em reforma o Teatro Cólon reabriu em maio de 2010



Desde 2006 em reforma o Teatro Colon reabriu em Maio de 2010.O teatro Colón é considerado um dos três melhores do mundo para ópera por causa da boa acústica.


   Inaugurado em 25 de maio de 1908, é um dos teatros de ópera mais famosos do mundo, desenhado por Francesco Tamburini e Víctor Meano.
  O teatro tem capacidade para 3000 pessoas e já se apresentarm prandes nomes como Arturo Toscanini Enrico Caruso, Maria Callas, Plácido Domingo, Luciano Pavarotti e Astor Piazzolla.




Hall de Entrada do Teatro.


         A visita custa 60 pesos ou 20 doláres.Belas escadarias e estátuas de mármore,colunas ornadas com dourado e em cima belos anjos de mármore,  móveis de época bem conservados e um salão com muitos lustres que lembra o Salão de Espelhos do Palácio de Versailles.


  Atrás do teatro na Plaza Lavalle fica o Palácio da Justiça, também chamado Tribunales.Prédio imponente onde foi filmado o famoso filme argentino "El Secreto de sus Ojos".






         Do outro lado da rua avistamos um edifício que mescla o moderno com o antigo de forma harmoniosa,Se localiza na esquina da Rua Tuculman com Talcahuano.









Fomos a pé até o bairro da Recoleta.Um dos bairros mais nobres de Buenos Aires . Atualmente está perdendo o título para Porto Madero
No caminho nos deparamos com o belo prédio da Embaixada do Brasil em Buenos Aires.




Prédio da Embaixa do Brasil em Buenos Aires


          Um pouco mais de caminhada observando os belos prédios e luxuosas vitrines do bairro chegamos ao Centro Cultural Recoleta.







Junto ao Centro Cultural se encontra a Basilica de Nossa Senhora del Pilar

Basilica Nossa Senhora del Pilar




   Almoçamos na Confiteria El Vesuvio.Foi a primeira sorveteria da cidade inaugurada em 1902. Décadas mais tarde incorporou o serviço de café.



El Vesuvio na Avenida Corrientes a Broadway Portenha

E para nos despedimos da cidade não podíamos perder o entardecer em Puerto Madero

Sobre o Rio da Prata se encontra a Ponte da Mulher.Obra do arquiteto Espanhol Santiago Calavatra. O desenho é uma síntese de um casal dançando tango.



Ponte da Mulher




   Puerto Madero é um dos projetos de renovação urbana mais bem sucedidos do mundo,feito em menos de duas décadas.Se tornou o bairro mais caro e exclusivo da cidade.                                                          

Nenhum comentário:

Postar um comentário