sábado, 27 de novembro de 2010

" Princesa do Sul" ou "Doce Princesa do Sul"




     Esta insatisfação
     Não consigo compreender
     Sempre esta sensação
     Que estou a perder
     Vou continuar a procurar
     O meu mundo, o meu lugar
     Porque até aqui
     Eu so estou bem
     Aonde eu não estou
     Eu só quero ir
     Aonde eu não vou

          Letra de uma música portuguesa com a qual me idenifiquei muito acho que tenho uma alma inquieta.
          Para aquietar-me vou ficar bem onde estou e mostrar a cidade onde vivo desde pequena.Só vou postar o que tem de belo em Pelotas , que historicamente recebeu o título de Princesa do Sul , atualmente mais conhecida como a Capital do Doce ou ficaria melhor Doce Princesa do Sul ?

            Vou começar pela Praça Coronel Pedro Osório ,  no seu centro  se encontra  a Fonte das Nereidas.  Este Chafariz foi importado da França  e tinha por finalidade abastecer a cidade de água potável., foi projetado pelo artista Francês A. D. Sonnevoire. Inaugurado em 25 de junho de 1873.





  





 




 Primavera no laguinho da praça




   
     






     Prédios no entorno da Praça





                                                         
  No entorno dessa praça se encontram vários prédios e teatros centenários tombados pelo patrimônio Histórico.

       Grande Hotel

 A pedra fundamental foi lançada em 1925 e o prédio foi inaugurado em 1928. O projeto foi escolhido através de concurso ,cujo vencedor foi Theófilo Borges de Barros.
       O edifício tem:  quatro andares, construção de esquina com subsolo habitável, andar térreo mais elevado em relação ao passeio. Possui 76 quartos, 6 apartamentos tipo suíte, salão de chá, um grande vestíbulo coberto por clarabóia de vidros coloridos (importada da França) e restaurante. No vestíbulo encontra-se escadaria com piso em mármore e corrimão em ferro trabalhado. Demonstra estilo Art Nouveau.












  A Biblioteca Pública Pelotense foi fundada pelo jornalista Antônio Joaquim Dias em novembro de 1875 e contou com a colaboração de João Simões Lopes – Visconde da Graça–, que cedeu a parte térrea de um sobrado de sua propriedade para instalação Projetado pelo arquiteto Italiano José Izella Merotti No ano de 1911, por iniciativa do Cel. Joaquim Augusto Assunção, o arquiteto Caetano Casaretto realizou o projeto do segundo piso da Biblioteca, inaugurado no ano de 1915.






                                          Prédios da Biblioteca e da Prefeitura de Pelotas
                                       



                                          Detalhe Fachada da Biblioteca






Prédio da Prefeitura de Pelotas
Construção: 1879 a 1881.O prédio foi inaugurado no ano de 1881, para ser a sede da Câmara Municipal de Pelotas.  Segundo alguns, o projeto é de autoria de José Izella Merotte.
     Sobrado de volume retangular, com porão seguindo as linhas estéticas do ecletismo histórico, enriquecido por elementos neoclássicos. Acesso marcado por um pórtico que protege a pequena escada e sustenta a grande sacada. O coroamento do edifício é feito por um frontão curvo e platibanda vazada.
     Durante sua existência, foi palco de grande acontecimentos. Em 1884, foi assinada a Declaração de Libertação Escrava em Pelotas, quando foram libertados cerca de três mil escravos.





                                         Detalhe fachada da Prefeitura







 Dois prédios históricos no entorno da praça a esquerda o Clube Caixeiral e na outra esquina a direita na cor verde a Casa da Banha.






    A esquerda casarão restaurado para sediar a Faculdade de Turismo de Pelotas e a direita casa geminada.





  Pelotas já foi palco de duas produções globais : Incidente em Antares e A Casa das Sete Mulheres e de alguns filmes o último foi  " A Casa Elétrica"e também de comerciais .

  O Teatro Guarany foi cenário do comercial do  citroen C3 ao som da Música Without You cantada por Mariah Carey.



    






                Teatro Guarany 
                                                                  
     Construção : 1920/1921 

    Localização: Rua Lobo da Costa, n°849
   Projeto de Stanislau Szarfarki, Francisco Vieira Xavier, Francisco Santos e Rosauro Zambrano.    A grande volumetria do prédio tem na sua fachada figuras e alegorias com motivos indígenas na platibanda vazada, e acesso marcado por avanço volumétrico formando um terraço, e marquise com linhas sinuosas do estilo Art Nouveau em ferro e vidro. Apresenta dois terraços laterais com colunas e pilastras dóricas que abrem portas para o "foyer", para recreio dos ocupantes dos camarotes.






   O Teatro Guarany foi inaugurado no dia 30 de abril de 1921, com a apresentação da ópera "O Guarany", de Carlos Gomes, a cargo da Companhia Lírica Italiana Maranti . A data de 1920, estampada no tímpano do frontão, comemora os 50 anos da estréia desta ópera no Teatro Scala de Milão.   Atualmente, o Teatro Guarany segue como casa de espetáculos e local de atos solenes, com destaque para cerimônias de formatura. Sua capacidade, somando camarotes e platéia, é de aproximadamente 1500 lugares. Possui mais 900 lugares na "geral" e 25 camarins para artistas.









Mecado Central
    
No período de 1911-1914, o Mercado sofreu uma reformulação profunda em termos de plantas e fachadas, obras dirigidas pelo engenheiro Manoel Itaqui; nesta fase o prédio recebeu, além de mudanças de acessos, a torre do relógio e o farol de ferro, importados de Hamburgo, na Alemanha, fazendo uma alusão à Torre Eiffel, da França. Do farol emergia luz de uma poderosa luminária rotativa, que espargia raios para todos os quadrantes.








      Na planta de 1914 o partido e a volumetria modificaram-se, tornando os acessos centralizados nas fachadas e torreões nas esquinas, com suas circulações internas em cruz, com um arcabouço central apoiado em 74 colunas de ferro, com tesouras ligadas por vigas de ferro abertas em ogivas e com vitrais nas ogivas laterais. Os torreões recebem na platibanda ornamentos com guirlandas de flores e frutas em relevo, em estilo Art Nouveau. . O relógio e o sino existem até hoje.

 


   Detalhe do Relógio
                   
             


O mercado passou por uma reforma e antes de ser ocupado novamente foi palco da Feira do Livro e recebeu uma iluminação especial na sua fachada.





                      Iluminação da Fachada para realização da Feira do Livro




 Vista do largo do Mercado Público. Detalhe para o piso português e ao fundo belo prédio Neo-Renascentista ,antigo prédio do Banco do Brasil e posteriormente Secretaria  Municipal de Finanças




  .



Outro chafariz importado da França é o das Três Meninas instalado em 1874, originalmente na Praça Domingos Rodrigues, na zona portuária, hoje no calçadão








-->


            
     Pelotas tem uma bela Catedral com duas torres sineiros e uma  cúpula característica, belos vitrais com passagens bíblicas  nas  laterais e uma decoração interna muito bela e rica do artista italiano Aldo Locatelli.







  







Detalhe do interior com suas belas colunas e vitrais






Detalhe da cúpula sobre o altar



PELOTAS COLONIAL


A colônia de Pelotas oferece lugares para retiro espiritual,lazer,descanso,cultura e contato direto com a natureza.

Para os devotos tem o Parque Santuário Nossa Senhora de Guadalupe .






Para os amantes da arte e da natureza o Trilha Jardim é o lugar onde se pode fazer trilhas em contato direto com a natureza .É também um espaço-arte para as pessoas desenvolverem seu potencial artístico .




Trilha Jardim é coordenado por José Inácio Santos do Nascimento, artista plástico, músico, mestre em educação, facilitador de cursos na área da Artes Plásticas.




Extensa área de mata nativa, diversas e belas trilhas e jardins desenhados e esculturados com amor, arte e criatividade



 Trilha Jardim Espaço e Arte - Distância da cidade de Pelotas 22,8 km pavimentado + 7,2 km de terra 
















Para um contato direto com a natureza praticamente intocada pela ação do homem e um bom banho de cachoeira o lugar ideal é o Templo da Águas.



Propriedade do músico Gotinattinari que nos brinda com uma apresentação de sua arte.





Um local para entrar em contato com a natureza e encontrar paz interior.





 Templo das Águas, localiza-se a uns 37km de Pelotas. Como o próprio nome indica é local de águas abundantes, com cachoeira alimentada pelo arroio Pelotas.




A propriedade conta ainda com trilhas e um labirinto de bambus idealizado por Gottinari.




Um lugar para passar o dia com opção por fazer um churrasco ou agendar o almoço ou ainda se for depois do almoço tem a opção de um gostoso café colonial é o Sítio Panamar.

















Um pouco de História

Javier Enrique Méndez Valdés é Engenheiro Agrônomo, natural do Panamá e veio para o Rio Grande do Sul em 1951, onde constituiu sua família e sua paixão pela natureza. O Sítio Panamar destaca-se por sua beleza natural. Oferece aos seus visitantes Trilha Ecológica, Exposição de aves, Artesanato e área para recreação. 














 Outro lugar para um bom banho de cachoeira e contato com a natureza é a Cachoeira do Arco Iris.









Natureza e belas quedas d´água


Um comentário:

  1. Esse relogio e a torre do faról do Mercado Público de Pelotas/RS, foram montadas pelo meu bisavô, Jacob Gloor, de origem Suíça, que tinha grande conhecimento em maquinário, ferramentarias e mecânica, isso no início do século passado, lembro de meu avô falando que ainda era criança, tinha uns 12 anos e ajudava meu bisavô alcançando ferramentas para ele. Ele dizia que toda estrutura, o relógio e o farol, vieram de navio da Alemanha, e todo as as peças desmontadas em caixas de madeira, e que tiveram que montar todo o relógio e o farol, peça por peça, foi algo muito difícil, mas assim o fizeram, e hoje aí está, é como uma homenagem em memória de meus antepassados que já partiram....

    ResponderExcluir