terça-feira, 27 de setembro de 2011

ROMA " A CIDADE ETERNA"

            No primeiro dia em Roma fizemos (eu e minha irmã) os passeios por nossa conta, somente no dia seguinte nos juntaríamos ao grupo com os passeios indicados pela guia .

            Nossa primeira visita foi ao maior e mais famoso símbolo do Império Romano o  Coliseu,construído entre 70 e 90 d.C.

Originalmente construído em três andares com capacidade para 50.000 pessoas, posteriormente foi ampliado com um quarto andar aumentando a sua capacidade para 90.000 espectadores.
     



    O Coliseu era um enorme anfiteatro reservado para combate entre Gladiadores, lutas de animais,execuções,caçadas e até batalhas navais pois acredita-se que o Coliseu foi construído onde outrora,foi o lago do "Palácio de Nero" o Imperador que incendiou Roma.Estudiosos descobriram há pouco tempo uma rede de dutos inundados por baixo da Arena do Coliseu,


Palco do Coliseu Romano

    
  Embora esteja em ruínas devido a terremotos e pilhagens foi eleito uma das "Sete Maravilhas do Mundo Moderno".





Perto do Coliseu encontra-se o Arco de Constantino,construído em estilo Coríntio.






Esse Arco Tiunfal foi erigido para comemorar a vitória de Constantino sobre Maxêncio na Batalha de Milvio, 312 a.D.


Arco de Constantino



  Bem próximo ao Coliseu se encontram as ruínas do forum Romano que pode-se visitar com o mesmo ingresso do Coliseu.


Ruínas do Forum Romano


     Do Coliseu caminhando sob um sol escaldante de Setembro chega-se ao monumento a Vítor Emanuel II.
    O monumento situa-se entre a Piazza Venezia e o Monte Capitolino.Feito de puro mármore branco apresenta majestosa escadaria ( e nem pense em sentar para recuperar o fôlego porque é proibido e um guarda municipal apita em seus ouvidos fazendo gesto para levantar),colunas coríntias,uma enorme estátua equestre de Vítor Emanuel II,fontes e duas estátuas da Deusa Vitória em Quadrigas.


Monumento a Vítor Emanuel II

Monumento controverso pois foi preciso destruir uma grande área do Monte Capitolino a qual guardava vestígios Medievais no local.

Estátua Equestre de Vítor Emanuel II
                                          


      Construção pomposa e demasiado grande visível da maior parte de Roma tem 135 metros de altura e 70 metros de largura.

      O prédio é muito branco e se sobressai no meio dos edifícios marrons que o rodeiam recebendo o apelido de "Bolo de Casamento" pelos estrangeiros e de " Máquina de Escrever" pelos Romanos. Foi inaugurado em 1911 e completado em 1935.



       Subindo no monumento encontramos um café com uma vista fantástica onde se avista o Coliseu e as ruínas do Fórum Romano ,parada obrigatória para recompor as energias.

     O Castelo de Santo Angelo é também conhecido como Mausoléu de Adriano.Sua construção começou em 139  pelo imperador Adriano como um mausoléu pessoal e familiar posteriormente sua função foi alterada,sendo utilizado como edifício militar.


Castelo de Santo Angelo e os Anjos de Bernini


A Ponte Santo Angelo sobre o Rio Tibre é ornada por 12 estátuas de anjos esculpidas por Gian Lorenzo Bernini.


Vista do alto do Mausoléu


Subimos por rampas e escadas até a parte de cima do Mausoléu onde se tem uma vista maravilhosa inclusive da cúpula da Basilica de Sao Pedro no Vaticano que fica próximo.Tem um café com mesas junto a arcos de onde se avista a cidade.





Uma curiosidade se pedir um café expresso basta dois pequenos goles e o café termina porque é só um pouquinho ,mais ou menos a altura de um dedo,no fundo da chícara.Se quiser a chícara cheia peça um café americano e prepare-se para um café fraco.

Como ninguém é de ferro encerramos o dia.Comemos uma pizza e uma focaccia numa pizzaria próxima ao Hotel que ficava um pouco afastado do centro histórico

----------x---------------x---------------x---------------x---------------x---------------x-----------



Segundo dia em Roma fizemos o tour panorâmico pela cidade e ficamos no Vaticano.É a sede da igreja católica e uma cidade-estado soberana cujo território consiste de um enclave murado dentro da cidade de Roma ( é como se fosse uma enorme praça da cidade).

É o menor estado do mundo em área(aproximadamente 44 hectares) e em população (pouco mais de 800 habitantes).Foi criado em 1929 pelo tratado de Latrão.





A Basilica de São Pedro é a maior das Igrejas do Cristianismo.A sua cúpula é uma característica dominante do horizonte de Roma.A sua construção começou em 1506 e foi concluída em 1626.
Estrutura renascentista e barroca


Detalhe da Basilica de São Pedro

Basilica de São Pedro



A Praça de São Pedro situa-se em frente a Basilica .Foi desenhada por Bernini no seculo XVII em estilo clássico com adições de barroco. O estilo clássico pode ser apreciado na colunata dórica.



Praça de São Pedro
   

Ergue-se um obelisco do antigo Egito no centro da praça.O obelisco tem 40 metros de altura incluindo a base e a cruz no topo.Data do século I d.C. e foi trazido para Roma no reinado do imperador Calígula.





A tarde decidimos fazer o passeio Roma Barroca sem acompanhamento da guia além de economizarmos 35 euros cada uma ficamos mais livres.

Não é tão fácil se achar no centro histórico de Roma ruas estreitas e desencontradas nos confundem,mas chegamos a famosa "Fontana di Trevi" ( Fonte dos Trevos) que foi o cenário de uma das cenas mais famosas do cinema italiano:"La Dolce Vita " de Federico Fellini e cenário também do filme americano "Three coins in the Fontain".


Fontana di Trevi
              Diz a lenda que deve-se jogar três moedas de costas para a fonte para se retornar a Roma e é inevitável  todos querem fazer esse ritual inclusive eu o difícil é achar um bom lugar no meio de tantos turistas.

Seguimos para o Panteão.
O Panteão nasceu de um desejo de fundar um templo dedicado a todos os deuses.É o único edifício construído na época greco-romana que atualmente se encontra em perfeito estado de conservação.

Fachada do Panteão



O interior é belíssimo e é uma das raras atrações de Roma que não se paga para entrar.

Interior do Panteão


O revestimento das paredes e do pavimento em mármore colorido conservam-se tal como foram definidos pelos romanos mas o destaque é a cúpula que representa a abóbada celeste.


A Coluna de Marco Aurélio foi erguida entre 176 e 192 para  celebrar as vitórias do Imperador Romano.Foi mandada fazer pelo filho de Marco Aurélio inspirada na Coluna de Trajano.




Com seus impressionantes 30 metros de altura, os baixo-relevos esculpidos em 28 tambores de mármore contam a história de algumas das principais batalhas travadas contra os germânicos e sarmácios.

A estátua original do imperador no topo do monumento foi posteriormente substituída pela de São Paulo por solicitação do Vaticano.
  




Anda-se por aqui passa-se por uma bela piazza acolá e chegamos a Piazza de Espanha onde se encontra uma enorme escadaria cheia de turistas que dá para a famosa Via Condoti das lojas chiques.



Piazza de Espanha



Via Condotti a rua das Griffes famosas e ao fundo a Piazza de Espanha


No centro histórico de Roma encontramos muitos prédios grandiosos tanto nas dimensões mas principalmente na arquitetura e em muito bom estado de conservação e apesar da quantidade de turistas de todos os cantos do mundo pode-se dizer que é uma cidade limpa.

Para finalizar o dia nos dirigimos para a Piazza Navona onde seria o ponto de encontro do grupo para retorno ao hotel.Nos sentamos em um restaurante com mesas ao ar livre debaixo de toldos e tomamos um gostoso sorvete para refrescar e permanecemos por um bom tempo observando a vida na praça.



Piazza Navona



No centro da Praça se encontra a famosa "Fontana dei Quattro Fiumi" ( fonte dos quatro rios).A praça dispões ainda de duas outras fontes : a Fonte de Netuno (1574),na área norte da praça e a Fonte del Moro (1576), na área sul.



No centro da Piazza Navona a fonte dos quatro rios

                              

Fonte del Moro



Fonte de Netuno


É uma praça cheia de vida com muitos vendedores de pinturas ,apresentações de artistas de rua e criativas estátuas vivas que deixam o turista na dúvida como a da foto a seguir.





Arrivederci Roma....


Nenhum comentário:

Postar um comentário