Buenos Aires é a capital e maior cidade da Argentina, atualmente é a segunda maior área metropolitana da América do Sul, depois de São Paulo, possui mais de doze milhões de habitantes.
Na Plaza de Maio fica a Casa Rosada sede do Governo da Argentina e tivemos o privilégio de visitar seu interior pois fomos em um sábado em que se encontrava aberta à visitação.
Casa Rosada |
Sala da Casa Rosada |
Catedral Metropolitana
Buenos Aires é considerada a mais Européia das cidades da América Latina a maioria de sua população é formada por descendentes de espanhóis e italianos
Da Plaza de Mayo pegamos a Avenida de Maio que lembra Paris por sua arquitetura e prédios de mesma altura,essa Avenida une a sede do poder executivo ou seja a Casa Rosada a sede do poder legislativo o Congresso.
Avenida de Mayo
Antes de se chegar ao Congresso parada obrigatória no famoso Café Tortoni que além de ser o mais antigo do país nos oferece um ambiente tradicional de pura elegância .
Pela Avenida de Mayo se pode observar edifícios de grande interesse cultural,arquitetônico e histórico dentre eles o Palácio Barolo que lembra muito o Palácio Salvo em Montevidéu ,além de muito parecidos ,em estilo eclético, eles têm em comum o mesmo arquiteto o italiano Mario Palanti.
Palácio Barolo
O edifício está cheio de analogias e referências à Divina Comédia, devido a admiração do seu criador por Alighieri. A divisão geral do Palacio Barolo segue a estrutura da Divina Comédia, motivo pelo qual o palácio tem três partes, da mesma forma que a obra de Dante: Inferno, Purgatório e Céu. Além disso, a divisão estrutural segue toda uma correspondência exata e o Farol representa os "Nove Coros Angelicais. A estrutura tem 100 metros, o mesmo número de cantos que tem a Divina Comédia, e 22 pisos, igual número de estrofes dos versos desta obra.
No final dessa Avenida se encontra o Palácio do Congresso junto a um conjunto de praças decoradas com vários monumentos e esculturas dentre elas O Pensador de Rodin.
Cópia assinada de "O Pensador "de Auguste Rodin na praça do Congresso
La Boca é um dos bairros mais pitorescos de Buenos Aires.De forte imigração italiana,e primeiro porto da cidade,tem como principal ponto turístico o Caminito;uma pequena rua com casas coloridas,restaurantes e lojas de produtos típicos.
Perto do caminito está outro ponto turístico La Bomboneira, o estádio do Boca Juniors.
La Bomboneira
Puerto Madero era o antigo Porto de Buenos Aires mas foi totalmente revitalizado e seus armazéns de tijolos transformados em escritórios e restaurantes se tornando um ambiente muito agradável de agitada vida noturna .Proporciona durante o dia um ambiente propício para longas caminhadas com vista aos diques do "Rio de La Plata".
Fragata Sarmiento se encontra ancorada no dique três de Puerto Madero inaugurada em 1897 onde funciona um interessante museu.
Avenida Alicia Moreau de Justo onde em 2007 foi inaugurado um moderno e conveniente bondinho
que pode levá-lo de uma lado a outro da Avenida
O Bairro do Palermo é considerado o pulmão verde da cidade é o bairro mais extenso de Buenos Aires e é onde ficam os Bosques de Palermo,o Jardim Japonês,o Jardim Botânico,o jardim Zoológico,o Planetário Galileu Galilei,o jockey Club e museus.
Jardim Japonês
Planetário
Na Plaza General San Martín no bairro do Retiro se encontra a Torre Monumental ou Torre dos Ingleses inaugurada em 1916 foi uma doação dos residentes britânicos em comemoração ao centenário da Revolução de Maio.
Quase todo o material e pessoal técnico para a construção da Torre vieram da Inglaterra.
A Calle Florida é a rua de pedestres por excelência .Na Calle Florida fica as Galerias Pacifico um belo edifício centenário restaurado onde antes funcionava uma Galeria de Arte.
A particularidade desse shopping é que por ter sido uma Galeria de arte seu interior exibe verdadeiras obras- primas . A sua fachada é muito bonita e a noite ganha uma iluminação especial.
A Calle Florida é uma rua de intenso movimento e onde se apresentam muitos artistas de rua ,shows de tango,grupos musicais e instrumentistas como o do video a seguir.
Quanta criatividade para se ganhar uns trocados na rua!
Nas duas vezes que visitei Buenos Aires não pude visitar o Teatro Colón (em português Teatro Colombo) e nem sequer fotografar sua magnífica fachada porque o mesmo se encontrava em reformas.
Mi Buenos Aires querido, hoy que la suerte quiere que te vuelva a ver,ciudad porteña de mi único querer...
Nenhum comentário:
Postar um comentário