sexta-feira, 30 de setembro de 2011

MILÃO " A CAPITAL DA MODA"

  Milão é conhecida mundialmente como a capital do "Design".É especialmente famosa por suas casas e lojas de moda ( como a Via Montenapoleone ) e a Galeria Vitorio Emanuel na Piazza Duomo ( o shopping mais antigo do mundo).



Entrada da Galeria Vitorio Emanuel





Interior da mais antiga Galeria


A Catedral de Milão ( Duomo di Milano) é imensa com 157 metros de comprimento por 109 metros de altura.A sua construção começou em 1386 e somente em 1813 foi dada por finalizada,mais de 400 anos após o início das obras. 





Na sua fachada encontran-se mais de 3000 estátuas.






A catedral gótica, que sempre teve réplicas de metal comercializadas aos turistas,ficou mais famosa após o domingo 13 de dezembro de 2009,quando Silvio Berlusconi foi atingido com uma réplica do "Duomo".A reprodução de sua forma gótica e pontiaguda ,com 136 pontas de mármore, explica a gravidade dos ferimentos ocasionados ao chefe de governo.



Castelo Sforzesco atração de Milão
  

A área metropolitana de Milão tem o PIB mais elevado da Europa .É a capital econônmica,financeira da moda e uma das maiores cidades da Itália e é também uma das cidades mais comospolitas do mundo.

VERONA " A CIDADE DOS NAMORADOS"

 Verona é um dos locais onde se passa a história da peça "Romeu e Julieta" escrita por William Shakespeare.


Arco Dei Gavi por onde se chega a Praça Bra


Cidade pequena mas muito simpática tem uma praça como conhecemos com canteiros ,jardins,bancos e passeios chamada Praça Bra .






No entorno da Praça Bra encontramos uma Arena do tempo Medieval em muito bom estado de conservação.





No centro histórico fica a Piazza Eber essa é uma praça Medieval ,essas praças normalmente são retangulares e fechadas por prédios de mesma altura por todos os lados e no centro tem monumentos e fontes.

Aqui vemos o síbolo de Veneza o Leão Alado


Verona já esteve sob o domínio de Veneza

Fonte Madona Verona no centro da Piazza Eber


No centro da cidade existe uma Vila onde pelo que conta a história, Julieta morava,por isso a cidade recebe a fama de "Cidade dos Namorados".

Entrada da Vila nas paredes todos os visitantes deixam seus nomes ou juras de amor


                          Famoso balcão da casa de Julieta onde ela esperava pelo seu "Romeu"







No pequeno pátio da Vila há uma estátua de Julieta que dizem deve-se tocar seu seio para se arrumar um bom namoro então os turistas se amontoam para conseguir tocar na Julieta.






Pena que tivemos pouco tempo para conhecer Verona porque achei uma cidade muito simpática.



O filme " Cartas para Julieta" nos mostra um pouco dessa encantadora e romântica cidade.

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

VENEZA "A CIDADE ROMÂNTICA"


    Veneza é uma cidade da região do Vêneto, ocupa uma localização excepcional numa lagoa do Mar Adriático,a lagoa de Veneza.





         A cidade está coberta por 177 canais, 400 pontes e 118 ilhas. A Ponte do Rialto é a ponte em arco mais antiga e mais famosa de Veneza.




Ao fundo a famosa Ponte do Rialto

   Veneza é famosa por seu Festival de Cinema,pelos cristais de Murano,pelo Carnaval de Veneza e as máscaras e pelos seus passeios "Românticos" de Gondola.




Veneza é formada por grandes e pequenos canais









A Basilica de São Marcos localizada na Praça de São Marcos (Piazza de San Marco) é a mais famosa igreja de Veneza e um dos melhores exemplos de arquitetura Bizantina.








Os cavalos de São Marcos foram acrecentados a Basilica como parte do saque de Constantinopla na Quarta Cruzada. Foram retirados por Napoleão em 1797 mas devolvida a Basilica em 1815. Atualmente os originais se encontram numa sala de exposições e os que vimos na fachada da Basilica são réplicas em fibra de vidro. 







Ao lado da Basilica fica o Campanário de São Marcos que tem um elevador para se chegar na parte de cima de onde se tem uma bela vista da cidade.






Vista de cima do Campanário de São Marcos



Da minha infância me Vem a recordação de uma Novela que se passava em Veneza" A Ponte dos Suspiros" e na introdução aparecia a Praça de São Marcos na época em preto e branco e me lembro bem que tinha muitos pombos.




  

No final do dia fomos presenteados com um belo Por-do-Sol





Um presente da Natureza


quarta-feira, 28 de setembro de 2011

FLORENÇA "O BERÇO DO RENASCIMENTO"


Firenze ou Florença é a capital e maior cidade da região da Toscana.A Piazza della Signoria é o coração de Florença é onde se encontra o Palázzio Vecchio (Palácio Velho) que é a sede municipal de Florença e em seu interior se encontra um museu com obras dos grandes mestres italianos do renascimento.




Palácio Vechio



Na frente do Palácio Vechio se encontram réplicas de obras conhecidas dos grandes artistas italianos.


A esquerda David de Michelangelo e a direita Hérculos e Caco de Baccio Bandineli

                                    O centro histórico de Florença é um museu a céu aberto


Piazza dela Signoria




Seguindo por ruas estreitas chega-se a grandes Piazzas e encontramos as mais belas igrejas como a Basilica de Santa Maria del Fiore ou " Duomo" de Florença.A fachada é toda em mármore de três cores: o mármore branco de carrara e mármore verde e rosa.



Riqueza artistica da fachada



A Basilica é conhecida por sua monumental cúpula obra do arquiteto Brunelleschi e pelo campanário de Giotto.É o registro da riqueza e do poder da capital Toscana nos séculos XIII e XIV.




Cúpula de Brunelleschi e campanário de Giotto



Na frente da Basilica se encontra o Batistério.O prédio tem planta octogonal.O Batistério de São Jõao tem três portas de bronze,cada uma delas ornamentada com relevos.



Batistério em frente a Basilica



A porta mais famosa é a Porta do Paraíso,obra prima de Ghiberti,discípulo de Michelangelo e representa as histórias do Antigo Testamento.



Porta do Paraíso


Detalhe de uma cena da Porta do Paraíso assim chamada por Michelangelo



Piazza de Santa Croce do outro lado se encontra outra igreja a Igreja de Santa Croce.


Piazza Santa Croce




Igreja de Santa Croce.Fachada em mármore nas cores branca,verde e rosa.


Igreja de Santa Croce




Detalhe da porta da Igreja de Santa Croce




A Ponte Vechio ou Ponte Velha é uma ponte em arco Medieval sobre o Rio Arno,famosa por ter uma quantidade de lojas principalmente ourivesarias e joalherias.Era originalmente de madeira foi destruída pelas cheias de 1333 e reconstruída em 1345.Foi a única ponte que não foi destruída pelos alemães durante a Segunda Guerra Mundia.



Ponte Vechio sobre o rio Arno


A cidade de Florença tornou-se célebre também por ser a cidade natal de Dante Alighieri autor da "Divina Comédia".


Ao fundo estátua de Dante Alighieri


A Itália é o berço do personagem das histórias infantis Pinóquio um boneco de madeira que queria ser menino de verdade. Pinóquio  foi esculpido a partir do tronco de uma árvore pelo entalhador chamado Geppetto. Em toda parte se encontra souvenirs do boneco mas em Florença tem uma loja só de pinoquios de todos os tipos e tamanhos.




CAPRI " L'ISOLA DEI SOGNI"

Situada no sul da Itália a Ilha de Capri encanta pela beleza natural e pela cor do mar enttre um azul safira e um verde esmeralda,outrora colonizada pelos Gregos e o legado dessa cultura aparece nas casinhas brancas e pequenos restaurantes com vista para o mar.







Capri é o " point" dos milionários e celebridades e claro também dos turistas que chega a dois milhões ao ano o que lota essa pequenina ilha.



Na parte de baixo se encontram as lojas de artesanato e souvenirs com preços acessíveis.Para se chegar a mais badalada praça da ilha pode-se ir de funicular ou caminhar por ruas estreitas e calçadas mais estreitas ainda ,passa uma pessoa por vez,  em meio a um caos de automóveis e turistas e um som incessante de buzinas .Passa-se pelas mais bonitas vitrinas das mais badaladas lojas como Ferrari e Valentino.





No alto da pedra vê-se a estátua de um menino.





Dizem que deve-se dar tchau para o menino na pedra para um dia retornar a Capri .Claro que todos acenam porque é impossível não quere retornar a esse lugar .





Faraglioni-cenário do comercial Dolce e Gabbana



O passeio de barco é indispensável para se chegar perto das várias grutas no penhasco e passar por baixo da gruta do Faraglioni


Quando se passa por baixo da gruta os namorados se beijam como promessa de amor eterno

                                 Ao longo do Penhasco vemos várias grutas como a da foto





 Capri fica no mar Mediterrâneo e fica próxima a ciadade de Nápoles de onde se pega um ferry boat para se chegar a ilha.







O Sul da Itália contrasta com o Norte .Nápoles já foi umas das cidades mais importantes da Itália , mas com o deslocamento do parque industrial para o norte na região de Milão , atualmente se encontra em decadência e enfrenta graves problemas sociais.